quinta-feira, 19 de abril de 2012

Leonardo da Vinci, últimos anos





O Surgir de Mona Lisa 
Nas postagens anteriores falamos sobre Leonardo da Vinci, desde o seu nascimento na aldeia de Vinci até sua estada em Milão e deixamo-lo se despedindo da corte de Milão, sob a tutela de Luís XII, partindo ofendido com o rei, para trabalhar para Cesar Borgia, as postagens anteriores podem ser encontradas aqui: a primeira parte e a segunda parte.
A Virgem dos Rochedos
Agora continuemos com a vida deste homem extraordinário, Leonardo da Vinci:
Após visitar o mural da Santa Ceia no Convento da Santa Maria das Graças, foi para Vaprio, hospedando-se na vila que seu amigo, Jerônimo Mellzi, possuía nos arredores. Dedicou-se a Botânica. Percorria o campo, dias inteiros, a buscar confirmações para seus estudos de Botânica.
Foi nessa época que terminou uma tela iniciada alguns anos antes em Florença, representando a Virgem Santíssima numa caverna, o quadro “A Virgem dos Rochedos”.
Representa Nossa Senhora com os braços abertos para Jesus Cristo e São João Batista, ambos meninos. Ao fundo à sombra do crepúsculo, elevações de uma montanha. Um anjo segura o redentor e indica São João Batista com a outra mão, contempla o grupo com um sorriso de sofrimento tranqüilo, deixando transparecer no rosto o pressentimento dos suplícios do Cristo que iria submeter-se ao martírio da cruz para salvar a humanidade. Maria Imaculada, por sua vez, fita o Salvador com olhar cheio de ternura como a vencer, com a esperança, a tristeza do anjo. São João, ajoelhado frente ao menino Jesus, tinha as mãos juntas em sinal de veneração. E o Menino com os dedinhos levantados abençoa-o. O símbolo, em linguagem plástica, da tragédia sagrada que teve início em Belém e fim no Gólgota.
Logo Leonardo estava à disposição de César Bórgia na Romanha. Em 1502 Bórgia era o homem mais rico de toda a Itália. Leonardo passou a sempre a traçar planos militares e agindo como principal assessor para todos os problemas graves  da cidade.
Não tardou a fazer um plano, uma obra prima, para conquistar Florença. Porém Leonardo desconfiava das intenções de César Bórgia para Florença.
Após uma séria crise na saúde, que o deixou a beira da morte de Leonardo da Vinci, Cesar Bórgia percebeu que suas chances como rei se extinguira.
Durante sua estada em Roma, Leonardo terminou as telas “São Jerônimo no Deserto” e “Santa Ana com a Virgem nos Braços”. Sempre doente e um pouco fatigado, decide retornar a Florença.

   
                            São Jerônimo no Deserto                              Santa Ana com a Virgem nos braços

Despertou enorme curiosidade ao chegar a Florença. Mas verificaram que ele permanecia o homem forte de sempre, a mesma elegância, com a única diferença nos cabelos brancos e no uso de óculos.
Uma nova geração de artistas conquistaram a celebridade enquanto estivera em Milão, entre eles, Lorenzo di Credi, Miguel Ângelo e Rafael. Enquanto esperava trabalho se dedicou ao estudo da Geometria.
Logo recebeu convite para pintar uma série de afrescos no teto do Conselho, como tema a batalha de Anghiari.
Com grande curiosidade em conhecer Francisco de Giocondo, pergunta ao conselheiro se poderia apresentá-los. No outro dia estava na casa de Giocondo, cuja mulher, Mona Lisa, era apaixonada pela arte. Francesco de Giocondo pede a Leonardo da Vinci que pinte um retrato de sua mulher, Mona Lisa.
Estava muito ocupado, escrevendo um tratado sobre o vôo dos pássaros e com o mural de Anghiari, mas, mesmo assim, aceitou fazer o retrato. Ele sempre se recusara a retratar mulheres ricas e belas, e porque resolvera então retratá-la com tal interesse extraordinário?
E, como combinado, iniciou na semana seguinte o retrato de Gioconda que seria sua obra mais célebre.
Os olhos, a boca, a testa, a face de Mona Lisa, Não há cor, escreveu Vasari, o que há verdadeiramente é carne. O pintor mais hábil do mundo se deterá frente ao quadro. Pôs ao fundo uma paisagem quase de pedra a comprovar o seu realismo com a tela, marcou uma época na história do retrato. Criou ser de sangue, autêntico retrato da Renascença que encarnava o espírito do humanismo. Três anos de trabalho, verdade que com períodos de intervalos, mas retornando ao quadro com cada vez mais interesse, maior entusiasmo.
Durante este período chegou a inventar um telescópio. Trabalhando sempre com lentidão, surpreendeu-se quando soube que Mona Lisa fora para Calábria com o marido. Então voltou-se de corpo e alma para o mural de Anghiari.  Concluiu um esboço depois de trabalho árduo e pesado. E ainda sofria a hostilidade de Miguel Ângelo. No esboço viam-se a incrível brutalidade e a violência da guerra. Com incrível realismo retratou o horror da guerra em seu esboço.
Os membros do Conselho, apesar da impressão artística, não o aprovaram. Dizendo que queriam algo mais épico, mais teatral talvez, porém menos apavorante. Já que o mural ficaria de frente para a sala de reunião.
Manteve-se trabalhando no mural da batalha de Anghiari, lado a lado com Miguel Ângelo, que realizava o seu, que tinha como tema a guerra de Florença e a pequena República de Pisa. Miguel Ângelo era energético e impulsivo com uma execução e concepção extremamente rápidas. Tranqüilo e calmo era Leonardo da Vinci.

Miguel Ângelo já concluíra seu mural quando Leonardo ainda estava na metade. Havia uma circunstância que explicava o atraso. Florença fazia tempo que se achava em guerra com os pisanos. Soderini trouxe um velho arquivo de um projeto de Leonardo para forçar a cidade de Pisa a uma rendição.
O projeto era complexo e complicado, então o Conselho confiou a direção da empresa a Leonardo, O pintor abandonou o mural, para se dedicara à difícil tarefa. Foram tantos os embaraços surgidos e no final uma enchente destruiu tudo o que já havia executado que o projeto foi abandonado.
Batalha de Anghiari
Retornou, e com muito atraso, ao mural no palácio do Conselho. Tinham desfeito os andaimes, Miguel Ângelo já terminara. Leonardo explicou que estava envolvido com a guerra e não teve tempo para o mural, fazendo questão de cumprir o acordo e pagar o que devia. Soderine conhecendo a situação financeira do artista disse que não era preciso, bastava terminar a obra.
Dias depois da conversa com o conselheiro recebera um convite do governador de Milão para que retornasse com urgência. Aceitou o convite, embora o Conselho não ousasse detê-lo à força, quase não pode sair de Florença, porque dele se exigia que terminasse o mural de Anghiari.
Chaumont, o governador de Milão, à sombra de Luís XII dirigiu-se ao Conselho de Florença solicitando que fosse permitida sua viagem. O Conselho não pôde continuar a recusar o pedido de um preposto de Luís XII, concedeu a permissão sob a condição de que retornasse dentro de três meses para terminar a obra. Transcorrido os três meses, Chaumont reagiu fazendo o próprio rei da França falasse energicamente ao embaixador florentino.
O retrato de Mona Lisa viajou com Leonardo da Vinci, em sua bagagem para Milão. Inexplicavelmente e sem que ele próprio soubesse o porquê, acredita que o retrato –apenas aquele retrato de Mona Lisa – bastaria para imortalizá-lo. Ela, a mulher que servira de  modelo falecera antes de sua partida de Florença.
Esboço de Leonardo
Em 1506 soube da morte, em Florença, do seu tio, que, em testamento tornava-o único herdeiro.
Mortos o pai e o tio, sem qualquer vínculo com os irmãos e solteiro, passou a se considerar sozinho no mundo.
Amigo mesmo ele tinha em Charles d’Amboise, governador de Milão. Isso, porém, não impedia que solicitasse salários atrasados.
Permaneceria debruçado sobre plantas a estudá-las e desenhá-las. Desenhava o homem e seus músculos, reproduziu quase fotograficamente a anatomia de um rosto, é um sábio a buscar a estrutura da vida.
Juliã de Médicis irmão de João de Médicis, que acabara de subir ao trono pontifico com o nome de Leão X convida Leonardo da Vinci a morar em Roma, oferecendo uma recomendação ao irmão, o Sumo Pontífice.
Aceitou o convite, já em Roma, verificou que tudo continuava difícil. O Papa, sempre ocupado com as mais complexas questões, não pode ao menos conceder-lhe uma audiência.
Solicita trabalho, não mais pela glória, e, sim, para subsistir. Encarregaram-no de reparar a máquina de cunhar moedas, a ele, o autor de a “Santa Ceia” e “Mona Lisa”, ali, em Roma, sem amigos, sem família, adoeceu.
Em Roma, apesar de tudo, permaneceu até 1515, a trabalhar, escrevendo o tratado da voz humana e a completar suas pesquisas de Botânica nos jardins do Vaticano. E foi quando, antes que o ano terminasse recebeu o convite de Francisco I – que substituíra Luís XII – para que fosse morar na França.
Hospedou o pintor e sábio no solar de Cloux, em Turena, com inúmeros criados. Conferiu-lhe, além disso, uma pensão de setecentos escudos.
Ali em Amboise, instalado no solar de Cloux, retomou aos estudos de engenharia e planejou comunicar Turena e Itália.
Como Francisco I costumava passar curtas temporadas no castelo de Amboise, aproveitava e dava-lhe conhecimento de seus projetos ao rei. O soberano o acolhia e nada lhe pedia, a não ser a sua conversa erudita.
Pôde, ainda, pintar São João Batista que aparece apenas o busto. Ali à mesa de trabalho, coberta de esboços, folhas de herbário e minerais, viveu talvez os melhores dias de sua vida.
São João Batista, último quadro pintado por Leonardo da Vinci
Envelheceu, a mão direita, conseqüência do reumatismo, começou a faltar-lhe. E a si mesmo perguntava ao fim de uma vida que tanto concorreu para ajudar os homens:
–– Alguma coisa chegou a ser feita?
Lúcido, tão lúcido que fará testemunho para sete dias depois – 2 de junho de 1519 – expirar quase sem agonia, Tinha sessenta e sete anos de idade.
Sepultado no claustro da Igreja São Florentino, em Amboise, na França. Chorou Francisco I ao saber de sua morte. E se a Igreja de São Florentino foi demolida em 1808, seus ossos foram recolhidos por um jardineiro e postos numa vala comum.
Homem da renascença que a superou pela própria força do gênio.
Hipplyte Taine escrevendo sobre Leonardo da Vinci, afirma que não há na história do mundo “exemplo de um gênio tão universal, inventivo e completo, que se pôs antes de todos os séculos.”
Esta foi à última parte da série de postagens sobre a vida de Leonardo da Vinci. É com grande pesar que digo adeus a sua história, que me é tão fascinante. Mas fica comigo e com vocês a questão: mesmo o maior dos gênios que já passaram por nossa humanidade ao chegar ao final da vida se perguntou se realmente tinha realizado algo na vida.
Isso não é algo para nos pôr para baixo, apenas para não nos supervalorizarmos e também que devemos nos questionar mais vezes sobre nos mesmos...
Leda e o Cisne
Um grande abraço a todos e até o próximo encontro.
Pallas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim, por favor deixe a sua opinião aqui.
Eu peço apenas que não utilizem palavras de baixo calão ou xingamentos, não modero os comentários, porém caso sejam apenas de ofensas serão excluídos, críticas serão sempre bem vindas.
Desde já muito obrigado,
Pallas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe seu comentário pelo Facebook