quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Babbitt

Babbitt
Sinclair Lewis
Alguma vez já paramos para pensar o quanto nossa vida é moldada pela sociedade em que vivemos? Seja qual for o país, região, aldeia nossas atitudes sempre estão de acordo com o que mundo espera de nós. Mas é aí que reside o problema, estar de acordo com a sociedade em que vivemos não significa que conseguimos o que desejamos. È esse espírito de aceitação do que vier que o livro Babbitt trata, ele fala claramente dos dissabores que a vida moderna causa, do enfastiamento da vida social sem graça, com um tom de contemplação somos guiados pelo mundo monótono do suburbano.
A vida de George Babbitt pode parecer perfeita, uma bela esposa, filhos, uma posição social digna, um bom emprego, uma bela casa. Porém quando passamos a analisar mais seriamente o que se passa por detrás da fachada da casa, aparentemente perfeita, encontra-se uma família movida pela rotina, com as pequenas discussões diárias, as obrigações sociais e dentro disso tudo onde está a realização pessoal? Isso é uma das coisas que Babbitt irá descobrir ao longo do livro.
Para as ambições de Babbitt, um homem de negócios, prático, conservador, um americano de primeira classe, sua vida atual é o que qualquer pessoa sensata deseja.  Uma casa, uma família, uma empresa imobiliária tudo plenamente uniforme, de acordo com os preceitos da nova ideologia capitalista-conserdorista que estava em marcha na época.
Analisemos a uniformidade: quando se caminha por uma rua em que todas as casas são idênticas, um sentimento de frieza nos invade, afinal, onde está à criatividade dos moradores, será que todos ali são iguais? As mulheres que estão cuidando da casa, na maioria das vezes devido a um machismo ainda existente, são todas iguais, possuem os mesmos pensamentos e sentimentos? Os homens que saem para trabalhar, pode-se dizer que são a mesma pessoa? É nesse sentido que a uniformidade é desconcertante, pois ela mata o individualismo, deixa as pessoas apagadas perante a massa. Como distinguir um ser quando todos são iguais?
No começo do livro somos apresentados a essa questão, quando George e sua mulher Mary oferecem um jantar. Neste jantar fica visível o desconforto do personagem em lidar com todas essas mulheres que parecem ser todas iguais e conforme o jantar se desenrola ele percebe o quanto elas diferem entre si. Enquanto que os homens, mudando as aparências, sãos os mesmos, com os assuntos iguais, maneiras idênticas.
A rotina também é apresentada. Este pode ser um elemento, que para alguns pode tornar o livro sem graça. O desenrolar da história é lento, sem as grandezas e aventuras excitantes dos romances melodramáticos, isto deixa o livro com o ritmo característico da vida, muitas vezes monótono.
Rotina, para quem deseja manter as aparências e quer subir socialmente é essencial. Ela serve como uma ponte para transpor as turbulências da vida boêmia, um crime capital para os conservadores. Sempre fazer a mesma coisa todos os dias garante estabilidade, evita as mudanças, que o ser humano não vê com bons olhos, afinal o futuro reserva surpresas e elas podem ser desagradáveis.
Babbitt vislumbra o quanto sua vida é vazia, desfalcada de paixão e que esta se perdendo na uniformidade da vida social e decide, graças a seu amigo e protegido, Paul, rasgar o véu da rotina e se melindrar pelos caminhos da aventura.
Então chega a hora da vida de Babbitt tomar novo rumo. Ele passa a freqüentar festas e noites de aventuras com sua amante Tanis. Um novo mundo lhe é apresentado com todos os seus luxos e extravagâncias. Mas um homem vivendo no meio de conservadores capitalistas não se pode dar ao luxo de esbanjar atitudes “indecorosas”. Logo ele é afastado da roda da sociedade, de seus amigos, clientes e até mesmo sua família o trata de modo diferente.
Esse arroubo de vida não continua por muito tempo. George Babbitt se dá conta que não pode viver fora da esfera a que estava acostumado e abandona sua vida de extravagâncias. A segurança proporcionada pela rotina é forte demais e suplanta a simples satisfação de viver nossos desejos.
    Outro laço, que o firma ainda mais a sua antiga vida é o fato de sua mulher passar por uma cirurgia, trazendo o velho Babbitt a sua esfera de ação social. O medo da morte iminente é a maior força para nos faz agir.
Babbitt de Sinclair Lewis deixa uma mensagem: por mais desesperante que possa ser a rotina ela é essencial para todos que temem a mudança. Agarre-se firmemente a ela se você não tem coragem para enfrentar o futuro. Mas, lembre-se que ela pode sempre ser quebrada!

Babbitt
Autor: Sinclair Lewis
Editora: Abril
Número de páginas: 441

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim, por favor deixe a sua opinião aqui.
Eu peço apenas que não utilizem palavras de baixo calão ou xingamentos, não modero os comentários, porém caso sejam apenas de ofensas serão excluídos, críticas serão sempre bem vindas.
Desde já muito obrigado,
Pallas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe seu comentário pelo Facebook