terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Pavão, a ave mais bela


Pavão, o esplendor do belo
O pavão é a ave mais apreciada e admirada da natureza motivo de lendas e também de uma reputação não tão boa.
Por exemplo,para os mulçumanos ele não é apreciado devido a lenda de que ele foi o responsável por guiar a serpente a Eva no Jardim do Éden, por isso é um ser amaldiçoado.
Sempre associado à presunção e ao exibicionismo. Porém nada nos impede de o admirar e procurar saber mais sobre esta espécie.

O pavão é uma espécie de grande porte, originária da Índia, porém se espalhou rapidamente por todo os continentes com as navegações, explorações antigas, ele foi aos poucos dominando e “conquistando seu império” pela Terra. Na Índia o pavão é um animal sagrado, quem matasse um pavão voluntariamente era condenado a morte.
O pavão é uma ave de guarda, a noite ele sobe para os galhos mais altos da floresta e caso haja algum perigo logo dá um alarme com um grito muito particular e estridente.
Essa bela ave voa apenas com impulso e seu vôo é desajeitado devido a sua grande cauda, que atrapalha muito o vôo. E também não consegue voar por longas distâncias.
Porém toda essa beleza é reservada aos machos. As fêmeas são discretas e acinzentadas.
O tempo de vida de um pavão é longo, podem viver até vinte anos. Porém a sua maturidade sexual chega um pouco mais tarde, no macho apenas aos 3 anos e na fêmea, um ano antes.

O pavão é uma ave arisca e também agressiva, não chegue muito perto de um pavão, há menos de cinco metros, pois a probabilidade de ser atacado é muito grande.
Naturalmente há duas espécies mais comuns, o pavão verde
e o azul, porém atualmente já são encontradas espécies diferentes, como por exemplo o Spalding onde as fêmeas são tão coloridas quanto os machos.
Abaixo segue-se as espécies de pavão

Pavão Azul


Pavão Banco





Arlequim
fêmea de Spalding
Spalding

Ombros Negros


Pavão Opal White Eyed
Opal

Cameo

Pavão Cinza

Pavão verde

Abaixo estão os sites em que pesquisei, caso queira saber mais:



Um comentário:

  1. Parabéns, as fotos são realmente lindas... mas poderia ter posto quando os machos começam a crescer a cauda, sobre a postura das fêmeas, etc, E uma das fotos não se trata dum pavão, e sim de um faisão esperione, na qual abaixo está escrito Pavão Cinza. Parabéns, muito interessante a postagem. Ah, e os pavões não são agressivos, Eu crio, e os meus dormem no meu colo até, rs. Um abraço, Fernando Menezes.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim, por favor deixe a sua opinião aqui.
Eu peço apenas que não utilizem palavras de baixo calão ou xingamentos, não modero os comentários, porém caso sejam apenas de ofensas serão excluídos, críticas serão sempre bem vindas.
Desde já muito obrigado,
Pallas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe seu comentário pelo Facebook