domingo, 15 de janeiro de 2012

O segredo da imortalidade, ser como as árvores


O segredo da imortalidade, ser como as árvores
 
"Uma árvore é um organismo vivo maravilhoso que dá refúgio, comida, calor e proteção a todos os seres vivos. Inclusive dá sombra a quem empunha um machado para cortá-la"
Buda.

Alguma vez você já pensou na eternidade? Em como seria viver por milhares de anos? Em ver o tempo passar e a história correr tudo como um espectador? Um ser da natureza pode dizer que chegou bem perto, as árvores.
As árvores possuem um sistema de vasos lenhosos que levam sua seiva, sua fonte vital de energia, semelhante ao nosso sangue em sua função. Com o passar do tempo esses vasos suspendem sua atividade do centro para fora, com isso a idade da árvore varia, pois há partes de diferentes idades em sua constituição. Devido a esse sistema mais lento e a uma queima menor de energia por não executarem grandes movimentos, como os animais, elas podem viver mais. Quanto mais?


Por muito tempo considerava-se o Pinus aristata, uma espécie de pinheiro nativa dos Estados Unidos como a árvore mais antiga do mundo. Recebeu o nome de Matusalém, sua idade ultrapassa 4 841 anos de idade. Habitante das Montanhas de Nevada, ele é um dos seres mais antigos da Terra.
Porém foi descoberta na Suécia uma árvore da espécie Picea abis, muito comum na Europa e amplamente plantada em jardins, considerada atualmente ainda mais velha que Matusalém, ela possui cerca de 9550 anos de idade. Esta árvore, provavelmente surgiu na Terra logo após o derretimento da última era glacial.
Descoberta pelos cientistas da Universidade de Umeå, na Suécia esse ser tão antigo possui os segredos da vida eterna? A idade foi estimada através do carbono 14 e descobriu-se que os galhos e troncos possuem idades variantes 375, 5.660, 9.000 e 9550 anos. Isso se explica pela sua capacidade de se auto clonar, de modo que do sistema de raízes nascem novos talos e troncos, e de se adaptar as variações do clima permitindo que a árvore evolua na forma de um arbusto encolhido sobre si mesma, evitando a perda de água.
Se na Europa, um continente velho e extremamente povoado e explorado, apenas se descobriu recentemente este ser tão antigo, imaginem nas regiões praticamente inexploradas do planeta? Ainda há muitos mistérios a ser revelados.
Portanto se sonhamos com a imortalidade devemos olhar para as árvores e aprender com elas o seu segredo de longevidade.

 Para quem quiser saber mais sobre o tema, aqui estão alguns sites:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim, por favor deixe a sua opinião aqui.
Eu peço apenas que não utilizem palavras de baixo calão ou xingamentos, não modero os comentários, porém caso sejam apenas de ofensas serão excluídos, críticas serão sempre bem vindas.
Desde já muito obrigado,
Pallas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe seu comentário pelo Facebook